Coleções Particulares - Godofredo Tinoco

Godofredo Nascentes Tinoco atuou em áreas diversas na cidade de Campos, mas teve grande expressão na área do direito. Prestou exame para a Faculdade Livre de Direito em 1916. Foi Delegado regional na cidade em 1922, além de tabelião – como serventuário vitalício – do 5º ofício da Comarca de Campos. Foi professor da Escola de Direito Clóvis Bevilacqua na cadeira de Direito Público Constitucional entre 1935 e 1937. Foi presidente da Junta de conciliação e julgamento de Campos, além de 1º secretário da Legião de Outubro e diretor da Faculdade de Direito de Campos em 1964. Atuou ainda na área da história, da literatura e do teatro, sendo, por muitos anos, presidente da Academia Campista de Letras, além de escritor de diversas peças de sucesso e de importante narrativa histórica sobre a trajetória do teatro na cidade de Campos. Foi ainda um dos fundadores da Associação de Imprensa Campista.

A coleção documental de Godofredo Tinoco faz parte do acervo do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho desde 2023. É composta por documentos de naturezas diversas, acumulados ou prod
uzidos por ele. A maior parcela da coleção é composta por recortes de jornais de Campos, do Rio de Janeiro e de outros estados, separados em dossiês temáticos. Outra parte é composta de documentos recebidos, como correspondências, fotografias, folhetos, cartões, textos; e de documentos pessoais ou produzidos por Godofredo, como discursos, poesias, peças teatrais, rascunhos de livros, roteiros e outros.
Acesse a relação de documentos aqui.