Setores
ARQUIVO PERMANENTE
A missão do Arquivo Permanente é a salvaguarda do patrimônio documental, promovendo a preservação, disseminação e acesso à informação institucional. As competências técnicas se concentram em três pilares principais.
O primeiro pilar é a gestão e organização de acervos documentais. Isso inclui o planejamento e avaliação da gestão de documentos, que consiste em planejar, coordenar e avaliar as atividades desde o recolhimento à guarda permanente de acervos. Abrange também a normalização técnica, que envolve elaborar normas, tabelas, diretrizes e procedimentos em estrita conformidade com o Arquivo Nacional, o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e a legislação arquivística pertinente.
O segundo pilar é a preservação e conservação. Suas atividades incluem o controle de recolhimento e guarda, coordenando, fiscalizando o recolhimento e mantendo a guarda dos documentos de valor permanente. Envolve o tratamento físico e ambiental, adotando critérios técnicos rigorosos para higienização, desinfecção, armazenamento, acondicionamento e arranjo do acervo. Além disso, garante o alinhamento institucional, assegurando a preservação em consonância com a política nacional de arquivos, mantendo intercâmbio com outras instituições arquivísticas e afins.
O terceiro pilar é o acesso e disseminação. Este pilar abrange a descrição arquivística, que visa promover, controlar e orientar a descrição, elaborando instrumentos de pesquisa para garantir o pleno acesso às informações. Engloba a elaboração de diretrizes de reprodução de acervo, analisando o meio mais adequado para disponibilização de documentos, sempre visando garantir a integridade do suporte original.
CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO
O
Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho abriga o único laboratório de restauração de documentos do interior do Estado do Rio de Janeiro. Ao setor se destinam documentos em mau estado de conservação e/ou que necessitam de reparos. A missão primordial do Laboratório é assegurar a salvaguarda do patrimônio documental, mediante a aplicação de técnicas e procedimentos especializados. As principais áreas de atuação e responsabilidade do Laboratório são:
A intervenção e restauração, que engloba a coordenação e supervisão da execução dos processos de restauração em todos os documentos sob sua guarda, a definição técnica dos procedimentos adequados a serem adotados em cada caso, e a observância dos princípios éticos, garantindo que os tratamentos visem sempre a mínima intervenção e a reversibilidade dos procedimentos.
A preservação e planejamento preventivo, através do planejamento estratégico, da elaboração de propostas e projetos abrangentes de preservação e conservação documental, e na atuação preventiva para retardar a deterioração dos acervos.
O diagnóstico e suporte técnico, focado na elaboração de laudos técnicos detalhados sobre o estado de conservação dos acervos, embasando as ações e tomadas de decisão.
Por fim, a capacitação e interdisciplinaridade. Isso inclui a formação profissional, orientando, supervisionando e executando programas de treinamento e especialização para pessoas nas áreas de conservação-restauração. Também engloba a integração de conhecimento, estimulando a interdisciplinaridade com outros campos do conhecimento e setores da instituição, garantindo uma abordagem integrada da preservação.
SALA DE CONSULTAS E BIBLIOTECA

Dentre as principais funções do Arquivo Público, destaca-se o atendimento ao público, desde a população em geral aos pesquisadores e estudantes acadêmicos. Mediante solicitação prévia, fica disponível ao pesquisador o acesso à documentação sob guarda desta instituição, seja em meio físico – documentos manuscritos, cartorários e periódicos – ou até mesmo em formato de microfilmes.
O atendimento e a disponibilização do acervo abrigado é realizado na sala de consulta, que conta ainda com uma biblioteca especializada em história regional.