A Associação Cultural do Arquivo Municipal de Campos dos Goytacazes – ACAP - é uma organização privada sem fins lucrativos, criada em 30 de agosto de 2007, conforme o registro de sua primeira reunião, constante em ata da mesma data, realizada na sede do Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes, Solar do Colégio, no distrito de Goitacazes, cidade de Campos dos Goytacazes. Na ocasião foi lido e aprovado o estatuto da Associação e também foi formada a sua primeira diretoria.

Sem possuir fins lucrativos, a Associação desde a sua criação vem realizando atividades que têm como finalidade a complementação da sustentação do Arquivo, sendo acompanhada e fiscalizada através de suas assembleias anuais conforme determina o seu estatuto, mantendo ativo um quadro de diretores e membros dos conselhos fiscal e consultivo. A composição da ACAP é de membros da sociedade civil e de funcionários do Arquivo Público. A Associação também têm se empenhado na promoção e participação de eventos acadêmicos e populares, na participação de feiras literárias, no oferecimento à comunidade de cursos e oficinas e na promoção e difusão da História Regional através da venda de livros publicados na cidade e fora dela que são doados ao acervo da associação com esta finalidade.

Há que se destacar que a ACAP atua também na realização de grandes eventos como na execução do “I Seminário de História Regional”, feito entre os meses de agosto e setembro do ano de 2020, de maneira online em parceria com a Universidade Estadual do Espírito Santo – UFES – que contou com mais de 500 inscritos. Neste ano de 2021 foi ainda realizado, também de maneira online, em parceria com a mesma Universidade, através do Laboratório de História Regional do Espírito Santo e Conexões Atlânticas, e com a Universidade de Évora – Portugal - o Seminário “Sociedades Aldeadas e a Companhia de Jesus na América Portuguesa” que teve 350 inscritos. Ambos eventos tiveram como público-alvo estudantes e profissionais da área de humanidades que puderam participar de forma gratuita.

Junto ao próprio Arquivo, a ACAP presta assessoria a órgãos públicos de municípios vizinhos, seja no fornecimento de informações a respeito da criação de seus próprios Arquivos, seja orientando o tratamento técnico do acervo destes municípios. Dentre as cidades atendidas destacamos Maricá, Itaperuna e Macaé.

Declarada como Instituição de Utilidade Pública pela Lei nº 9307 de 22 de setembro de 2022, a ACAP se consolida como uma importante instituição de auxílio a manutenção do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho e seu acervo.