Irmandades
O fundo é composto, em sua maioria, por documentos produzidos pela Justiça envolvendo as Irmandades religiosas de Campos dos Goytacazes e suas instituições como partes interessadas – cominação de pena, notificação, etc; e por documentos administrativos das ditas Irmandades, como prestação de contas (ou requerimento para prestação de contas).
O papel das Irmandades religiosas em Campos dos Goytacazes ao longo dos períodos colonial e imperial foi de suma importância, extrapolando a esfera puramente espiritual para atuar como um pilar da estrutura social, assistencial e política da região. Essas associações, formadas sob a égide da Igreja Católica, constituíam verdadeiras redes de caridade, ajuda mútua e manifestação de poder local.
Destacam-se, dentre os documentos, processos referentes às mais antigas Irmandades e Ordens que se estabeleceram em Campos, como os Beneditinos de Mussurepe e as Ordens Terceiras de N. S da Conceição e do Carmo, bem como as de outras de São João da Barra e São Fidélis; das Irmandades que acolhiam escravos e forros, como a de N. S. do Rosário e de São Benedito; e documentos da Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes.
Acesse a listagem de documentos disponíveis aqui.